Aqui você vai conhecer histórias de mundos tão distintos...o mundo das formigas e o mundo dos gafanhotos. O mundo físico é o mesmo mas as crenças e valores são outros.

Monday, July 10, 2006

A pressa dos gafanhotos

Hoje acordei as 7:15. Quando eram 8:30 estava chegando perto do formigueiro mas avistei uma menina de uns 30 anos cega caminhando com um a bengala e passei por ela me esquivando para não correr o risco de ter que ajudar uma vez que eu já estava atrasado para o trabalho. Mas quando passei por uma poça d'água enorme, resolvi olhar para trás e ver se a menina vinha na direção da poça, e o pior é que vinha. Pensei - "se eu não fizer nada ela vai enfiar o pé na água"- e resolvi voltar para ajudá-la.
Formiga: Oi, quer ajuda?
Menina: Oi, sim, eu tenho que atravessar a rua México.
Formiga: Ok, eu te ajudo (direção oposta a qual eu estava indo)
Menina: Ah muito obrigado, espero não estar tirando você do seu caminho (e coloca a mão no meu ombro)
Formiga: Não, só um pouquinho, mas não tem problema algum.
Menina: Pois é, as pessoas hoje em dia estão sempre atrasadas e sem tempo que fica difícil até arranjar alguém para ajudar, mas é assim mesmo. Eu também estou sempre enrolada e atrasada e correndo. Aqui na frente deve ter uma descidinha (chegando perto do meio fio).
Formiga: Isso, cuidado....você tá ficando craque!
Menina: É o costume e eu ainda consigo ver um pouco de um olho, mas muito pouco. Bom, agora eu teria que atravessar a próxima rua também, mas não precisa se encomodar. Eu acho outra pessoa.
Formiga: Não, imagina! Eu posso te atravessar sem problemas. Pra onde você vai?
Menina: Vou para presidente Antônio Carlos. Se você puder me deixar no outro lado da calçada já está bom pois aí eu não preciso atravessar mais nenhuma rua.
Formiga: Ok, sem problemas. Atravessamos a Graça Aranha aqui e depois ali no sinal.
Menina: (Já atravessada) Ok amiguinho, muito obrigado. Espero não ter te tirado muito do seu caminho.
Formiga: Disponha. Não tirou não.
E segui em direção ao formigueiro pela rua da Quitanda pensando na pressa que vivemos hoje em dia. Ontem a noite tinha planejado acordar cedo e chegar no formigueiro por volta de 7:30 para poder fazer o simulado do curso preparatório da prova do PMI que eu tenho que entregar amanhã no dia da minha segunda aula. Pra quem não conhece, o PMI (Project Management Institute) é um orgão americano que publica e rege as melhores práticas do gerenciamento de projetos, e a certificação PMP (Project Management Professional) não é para qualquer formiga. É uma prova em inglês com 200 perguntas que devem ser respondindas em 4 horas. Mas estou me preparando e até o final de outubro eu faço a prova.
Mas voltando a questão da pressa, hoje realmente vivemos numa correria muito grande e deixamos de fazer coisas importantes como por exemplo ajudar uma pessoa que não enxerga a atravessar uma rua. Os gafanhotos então são um exemplo da pressa desordenada. Estão sempre correndo e querendo fazer tudo rápido e pra ontem e na maioria das vezes sozinhos. Ontem foi a final da copa do mundo de 2006 e a França, que tinha um time muito melhor do que a Itália, perdeu nos pênaltis. Mas perdeu porque o gafanhoto francês mestre do time e que tanto humilhou o Brasil com seus dribles desconcertantes, perdeu a cabeça e deu uma chifrada no zagueiro italiano que parecia estar xingando sua irmã. Zinedine Zidade, gafanhoto, mestre da bola, em seu último jogo como profissional, concorrendo sériamente a melhor jogador do mundial e ao bi-campeonato mundial, desperdiça tudo, em um único minuto, na pressa de resolver uma coisa que poderia ser resolvida após o término do jogo ou mesmo no vestiário. Uma chifrada no vestiário provavelmente não seria gravada e ele não seria expulso, e provavelmente já estaria com o título de campeão do mundo. A Itália, com um time de formigas defensoras, que tomou somente 2 gols na copa do mundo e que não tinha nenhum gafanhoto na equipe, mandou a França do gafanhoto Zidane pra casa e como vice-campeã, por causa da pressa comum do gafanhoto em resolver tudo na hora.
Gafanhotos, reflitam sobre essa pressa.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home